É falso o site com cadastro para saque do fundo previdenciário que circula no WhatsApp. A mensagem anuncia a suposta liberação de saques pelo governo federal para conter a crise financeira no país.
O texto afirma que os montantes autorizados para retirada seriam de R$ 600 e R$ 1.200. Um link incluído na publicação direciona o leitor para um site de cadastro, que mostraria quem tem direito ao benefício.
Trata-se na verdade de um golpe para roubar informações pessoais e exibis anúncios. O Ministério da Economia afirmou em nota que não existe nenhuma medida que libere saques como está descrito na mensagem.
E mais: o fundo previdenciário citado no post sequer existe. Há apenas o Fundo do Regime Geral de Previdência Social, que não concede benefício como o que foi descrito na peça de desinformação.
Outra coisa: o site informado na mensagem não é do governo federal, por isso a orientação é que ninguém informe seus dados para a obtenção dos supostos saques. Os golpes criados para aproveitar os programas emergenciais do governo federal têm sido frequentes.
Foto Ilustrativa: pixabay.com