Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Feriado de amanhã lembra momento importante da história do país

Highslide JS

Amanhã é feriado nacional, mas nem todo mundo sabe ou se lembra do motivo desta folguinha no meio da semana. O 15 de novembro é lembrado por ser o dia da Proclamação da República.

Há 134 anos o Marechal Deodoro da Fonseca assinava o decreto que derrubava a monarquia e instaurava o republicanismo como forma de governo do Brasil.

O professor de História do Colégio Apogeu, Ricardo Alexandre Mesquita, traz alguns detalhes desse processo que, segundo ele, foi mais um dos tantos golpes aplicados à governança do Brasil ao longo da história. 

O professor Ricardo lembra que a Proclamação da República mudou muitas coisas no país, entre elas a separação entre Estado e Igreja, garantindo maior liberdade religiosa e a autonomia das províncias, que passaram a ser chamadas de estados.

A Proclamação também trouxe o que nós conhecemos como símbolos nacionais como a Bandeira, Hino, Armas e o Selo Nacional. São peças importantes que passaram a fazer parte do dia a dia dos brasileiros. 
Este feriado também chama atenção para as manifestações patriotas. A diretora da Escola Estadual Governador Valadares, Telma Morato, explica que estes momentos são importantes para se preservar o civismo e o amor à pátria. 

Telma informou que na Escola Estadual Governador Valadares a equipe não espera pelas datas comemorativas para realizar sessões cívicas. Elas acontecem sempre nas sextas-feiras, através do evento ‘Sexta na Escada’.  A solenidade é realizada em frente à escola, reunindo alunos, professores e convidados para o hasteamento da Bandeira Nacional. 

E por causa do feriado de amanhã, o comércio lojista, assim como a rede bancária, repartições públicas e estabelecimentos de ensino não funcionarão. A exceção fica por conta dos serviços essenciais de saúde.

Fotos: Arquivo Rádio Santa Cruz FM e Reprodução pt.wikipedia.org






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis