Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Centro de Hemodiálise de Pará de Minas já atende quase 100 pessoas

Highslide JS

O Dia Mundial do Rim foi lembrado ontem. A data foi instituída para conscientizar as pessoas sobre a importância dos hábitos saudáveis de alimentação e hidratação, a fim de manter os rins saudáveis. 

Em Pará de Minas, o Centro de Hemodiálise do Hospital Nossa Senhora da Conceição promoveu uma ação de conscientização, movimentando profissionais de saúde e os próprios pacientes.

Na oportunidade foram distribuídos panfletos com orientações sobre a importância da prevenção e do diagnóstico de alguma irregularidade no sistema renal. Também foi mencionado o tema escolhido para este ano durante a campanha em torno do Dia Mundial do Rim:

“Saúde dos rins para todos. Ame seus rins. Dose sua creatinina!”. O médico nefrologista Gabriel Bittencourt, acompanhou a movimentação especial no Centro de Hemodiálise e deixou orientações sobre prevenção.

Para as pessoas que não podem mais contar com o funcionamento normal dos rins, a solução é a realização da hemodiálise, que é um tratamento para remoção de líquidos e substâncias tóxicas do sangue, como se fosse um rim artificial. Em Pará de Minas, 96 pessoas passam pelo processo de filtragem e depuração do sangue periodicamente.

Uma delas é a Dona Onilda Santos Silva Santana, já em tratamento há dois anos. Ela conversou conosco sobre a hemodiálise e revelou que apesar de reconhecer a importância do procedimento, enfrentou dificuldades para se adaptar ao tratamento. 

Há quatro anos na hemodiálise, Jane de Fátima Gomes também reconhece os benefícios do processo de filtragem do sangue, mas deixa um alerta aos mais jovens, para não cheguem a necessitar do tratamento. 

Estima-se que atualmente haja cerca de 850 milhões de pessoas no mundo com doença renal, decorrente de diversas causas. E a taxa de mortalidade, sobretudo da doença renal crônica, é crescente. São mais de dois milhões de mortes registradas por ano. 

Foto: Hospital Nossa Senhora da Conceição/Divulgação




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis