Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Secretário de Saúde surpreso com protesto do bairro São Pedro: escolha do local da nova UBD foi feita pela própria comunidade

Highslide JS

A Secretaria Municipal de Saúde se posicionou sobre o protesto dos comerciantes do bairro São Pedro sobre a escolha do local para a construção da nova UBS do bairro. 

O ponto anunciado para a instalação do equipamento público é a praça que fica entre as ruas Epaminondas Marinho, João Mendes de Carvalho e Leônidas de Melo. O espaço é uma das principais áreas de lazer do São Pedro, onde também funciona a feira de artesanato aos fins de semana.

Em entrevista ao Jornal da Manhã, o secretário Wagner Magesty disse ter ficado surpreso com as reclamações, alegando que a escolha da praça foi feita pela própria comunidade.

A definição aconteceu em outubro do ano passado, durante uma reunião do secretário com moradores do bairro na Escola Estadual Ângela Maria. Segundo ele, foram disponibilizados três locais para sediar a UBS e a população optou pela praça. 

A queixa de comerciantes sobre a construção da UBS na praça ganhou destaque nas últimas semanas após a colocação de faixas na porta das lojas manifestando a contrariedade com a escolha do local. 
Eles disseram que não são contra a instalação de uma nova unidade de saúde, mas que a construção na praça traria prejuízos ao espaço público, que é uma das áreas de lazer da comunidade.

O secretário de Saúde garantiu que a unidade não atrapalharia a feira de artesanato ou outras atividades que são realizadas na praça, pois a edificação utilizaria 326 m² de um total de 2.444 m². Para o secretário de saúde, o motivo dos protestos é outro: conotação política. 

O Jornal da Manhã perguntou ao secretário como fica a situação da nova UBS a partir de agora. Segundo ele, o Município pode até voltar atrás, mas a comunidade terá de comprovar que é contra a escolha da praça.

A nova UBS do bairro São Pedro será construída com recursos do Ministério da Saúde e a portaria contemplando a obra já foi publicada. 
Segundo a Secretaria de Saúde, a unidade será do tipo 2, podendo abrigar, no mínimo, duas Equipes de Atenção Básica com número de profissionais compatível com a quantidade de equipes. O projeto está avaliado em R$ 2 milhões.

Foto: Germano Santos/Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis