Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Associação dos Ciclistas vai liderar nova mobilização pelas ciclovias na cidade

Highslide JS

Com a suspensão de atividades coletivas como jogos esportivos e eventos sociais, uma prática que cresceu bastante neste período de pandemia da covid-19 é o ciclismo.

Esta atividade física, assim como a corrida e caminhada pelas ruas e avenidas de Pará de Minas, tem atraído um número cada vez maior de adeptos. Isso acontece pela economia e autonomia destas modalidades, que podem ser realizadas individualmente e ao ar livre. 

Quem confirma este aumento de amantes do pedal é o presidente da Associação dos Ciclistas de Pará de Minas (Asciclis), Jairo Mendes. Segundo ele muita gente tem adotado a magrela inclusive na rotina diária, deixando o carro na garagem. 

Jairo percebe, inclusive, que as pessoas já se habituaram ao uso da bicicleta, e deseja que esta prática, saudável e econômica, permaneça depois que passar a pandemia. 
O único empecilho para que isso aconteça, na opinião do presidente da Asciclis, é a falta de sinalização para circulação de bicicletas em Pará de Minas, tais como ciclovias ou ciclofaixas. 

Ele acredita que isso possa afastar um pouco os ciclistas, uma vez que a disputa por espaço nas vias públicas com veículos motorizados é uma prática perigosa e injusta para quem opta pelos pedais. Diante disso a Associação já vem articulando um movimento que deverá reunir todos os grupos de ciclistas para pressionar o governo municipal quanto à implementação de sinalização específica. 

Jairo lembra que desde 2008, quando a Asciclis foi fundada, o grupo mantém esta revindicação. As ciclovias até já apareceram em projetos de revitalização do trânsito no município, mas nenhum deles saiu do papel. 
Jairo Mendes, inclusive, citou a revitalização da avenida Presidente Vargas, que já está chegando à sua fase conclusiva. Ele elencou pontos positivos da obra, mas lamentou a ausência das ciclovias e de dispositivos para controle de velocidade. 

Quanto ao movimento dos ciclistas, a Associação ainda está na fase de organização e convocação dos atletas. Por causa disso, ainda não há data prevista para a realização das ações efetivas, tais como protestos e reuniões com autoridades. 

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis