Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Arquivo Público de Pará de Minas recebe doação de documentos com registro histórico de mais de 30 mil pessoas

Highslide JS

O Arquivo Público Municipal acaba de receber mais uma remessa de documentos históricos que serão anexados ao acervo já catalogado na Casa da Cultura de Pará de Minas. 

A novidade foi divulgada pelo coordenador do arquivo, Alaércio Antônio Delfino, que já está avaliando o material que foi encaminhado por um grupo pesquisadores da cidade de Itaúna. 

Segundo Alaércio, o material colhido em diversos pontos da região não é original, mas são fotocópias de registros muito antigos e importantes, datados do final do século XIX. 

O trabalho agora será de catalogação e organização de todo o material, antes da criação de um índice com chaves de busca para facilitar as pesquisas de quem se interessar pelos registros. 
A empreitada também conta com o arquivista Gustavo de Aguiar, que já começou a verificar os documentos.

São originários de livros de batismo, nascimentos, casamentos e óbitos de cerca de 30 mil pessoas que fazem parte da história de Pará de Minas. 
Gustavo esclarece que a catalogação é lenta e longa, devido às dificuldades para decifrar letras e vocabulários bem próprios dos tempos antigos. 

Grande parte dos registros foi escrita com pena e as palavras utilizadas, assim como a tradução de alguns termos, exigem pesquisa e consulta a dicionários. Gustavo traz um exemplo interessante referente ao registro de escravos que foram trazidos para a região. 

Fato é que os novos documentos serão abertos para pesquisa da população apenas quando estiverem totalmente catalogados. Enquanto isso, o Arquivo Municipal continua disponibilizando milhares de outros registros da população de Pará de Minas, devidamente organizados para consultas. 

O Arquivo Público Municipal Mário Luiz Silva funciona na Casa da Cultura, com atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis