Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Bicicletas motorizadas aumentam os riscos de acidentes no trânsito

Highslide JS

Mais baratos que uma moto e mais versáteis que uma bicicleta, os ciclomotores – também chamados de bicicletas motorizadas – são utilizados por centenas de pessoas em Pará de Minas como meio de transporte.

Tratam-se de veículos de duas ou três rodas com motor de até 50 cilindradas, que também recebem o apelido de ‘cinquentinha’. Eles também não podem ultrapassar os 50 km/h de velocidade máxima.

Segundo dados do IBGE, Pará de Minas possui 414 ciclomotores registrados. Se considerar toda a frota de veículos, que é de quase 72 mil unidades, o número de ciclomotores não chega a 1% do total, mas já é o suficiente para deixar o trânsito mais perigoso.

Em entrevista ao Jornal da Manhã, o delegado responsável pela Delegacia de Acidentes de Veículos da Polícia Civil, Carlos Henrique Gomes Bueno, disse que os abusos na direção desses ciclomotores são recorrentes, e o que se vê é que as práticas são cometidas, em sua maioria, por adolescentes. 

Para pilotar um ciclomotor, o motorista precisa ter habilitação na categoria A ou a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC). 
De acordo com o Detran-MG, para conseguir a ACC, a pessoa deve ser aprovada em exame psicológico e de aptidão física e mental, conhecimento de legislação de trânsito e exame prático de direção veicular. 

O delegado fez um alerta para os abusos envolvendo os adolescentes. Segundo ele, os pais ou responsáveis também pagam pelas práticas erradas dos mais novos. 

Ainda segundo o delegado Carlos Henrique Gomes Bueno, há casos em que o ciclomotor fica retido, sem possibilidade de recolhimento por parte do proprietário.

Para mais informações sobre como o que prevê a legislação a respeito dos ciclomotores, o cidadão pode consultar qualquer autoescola ou acessar o site transito.mg.gov.br.

Fotos: Amilton Maciel - Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa Policia Militar de Pará de Minas - Divulgação




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis