Os contribuintes pessoas físicas que aguardavam para declarar o Imposto de Renda através do modelo pré-preenchido, já receberam sinal verde para iniciar o processo e transmitir os dados para o Fisco.
Em todo o país, milhares de pessoas já repassaram as informações para a Receita Federal, no entanto, muitos ainda têm dúvida sobre a obrigatoriedade e os dados que devem ser apresentados no informe.
Uma das novidades, segundo o contador José Airton da Silva, diz respeito à declaração de renda obtida através de criptomoedas, como o bitcoin, por exemplo.
O contador aproveita para lembrar que são obrigados a declarar renda quem recebeu mais de R$33.888,00 no ano passado, em salários, pró-labore, aposentadoria, alugueis e outros rendimentos. Até mesmo quem investiu na bolsa de valores ou obteve renda a partir da atividade rural deve ficar atento à declaração.
Também devem apresentar informações ao fisco quem obteve renda isenta ou não tributável de até R$200 mil em 2024, incluindo heranças, Fundo de Garantia e doções.
Outras informações sobre a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2025 estão disponíveis no site gov.br/receitafederal e nos escritórios de contabilidade.
Fotos: Arquivo Jornalismo/Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa reprodução Ashley_Jackson (pixabay.com)