Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Comércio de Pará de Minas vai funcionar normalmente na terça-feira de carnaval e na quarta de cinzas

Highslide JS

O Sindicato dos Comerciários, a Ascipam e a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) firmaram um acordo para o funcionamento do comércio de Pará de Minas durante o carnaval.

Diferentemente de anos anteriores, ficou decidido que, desta vez, as lojas funcionarão normalmente no dia 1° de março, terça-feira de carnaval, e no dia 2, na quarta-feira de cinzas. Só não haverá expediente na segunda-feira, dia 28 de fevereiro, quando é celebrado o Dia do Comerciário.

Segundo o presidente do Sindicato dos Comerciários, Fausto José Conceição de Abreu, as lojas que quiserem abrir as portas na segunda-feira deverão fazer um acordo com os funcionários e apresentá-lo na entidade de classe. 

Fausto Abreu destacou que a segunda é resguardada pela Convenção Coletiva de Trabalho celebrada entre o sindicato e a Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais. O empregador que descumprir as regras será penalizado.
Entre os motivos para o funcionamento normal do comércio na terça-feira de carnaval e na quarta-feira de cinzas está o cancelamento da folia em Pará de Minas e em muitas cidades que, tradicionalmente, atraem cidadãos paraminenses, como Belo Horizonte, Ouro Preto e Diamantina. O coronavírus também foi mencionado como um fator importante que pesou na decisão, como explicou Milton Guimarães, presidente da Ascipam.

Em outros anos, o comércio de Pará de Minas não funcionava na segunda e terça-feira de carnaval e só reabria as portas a partir do meio dia da quarta-feira de cinzas. 
O carnaval – tradicional festa popular brasileira – não é, de fato, um feriado, embora seja tratado assim por muitas pessoas. A data, por exemplo, não consta na legislação que trata sobre os dias de descanso dos trabalhadores em Pará de Minas. 

No âmbito público, a prefeitura ainda não se posicionou se será ou não ponto facultativo para os servidores municipais durante os dias de carnaval. A expectativa é que essa decisão seja confirmada ainda nesta semana.

Foto: Ascipam/Divulgação




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis