Foi empossada no último sábado (29), a nova diretoria da Academia de Letras de Pará de Minas. A composição da chapa eleita para o período de 2024 a 2027 é encabeçada pela presidente Carmélia Cândida, que volta a liderar a entidade.
A cerimônia aconteceu na sede da Academia, que fica no segundo piso do Centro Literário Pedro Nestor, e contou com a presença de diversos acadêmicos e escritores da cidade.
Em conversa com a reportagem do Jornal da Manhã, Carmélia falou dos desafios de estar à frente da Academia de Letras e de seu desejo de fazer uma gestão compartilhada.
A presidente também anunciou que pretende promover mudanças e lançar alguns projetos, inclusive com o lançamento de um edital para a ocupação de mais quatro cadeiras na Academia, previsto para acontecer ainda neste ano.
Por sua vez, o ex-presidente Valmir José Costa Diniz fez um balanço positivo dos seis anos de gestão:
De volta à mesa diretora da entidade, a secretária Lígia Muniz se emocionou ao falar do retorno, relembrando a carreira como jornalista.
Durante o evento os acadêmicos destacaram a realização de uma campanha, em parceria com a Cuidar Assistência, para arrecadação de livros que serão destinados às bibliotecas destruídas pela tragédia das enchestes no Rio Grande do Sul. O escritor José Roberto Pereira falou sobre a iniciativa:
As doações de livros em bom estado de conservação poderão ser feitas na Cuidar Assistência, localizada na rua Benedito Valadares, nº 182, no Centro, de amanhã até 15 de julho.
Fotos: Plínio César/Rádio Santa Cruz FM