Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Programa de Saúde Mental ganha reforço: novidade visa diversificação dos atendimentos

Highslide JS

Dentro da campanha Janeiro Branco, que visa conscientizar a sociedade sobre a importância da saúde mental, a Secretaria Municipal de Saúde antecipou detalhes do Programa Saúde Mental Mais Perto de Você. 

A iniciativa tem o objetivo de fortalecer e inovar o atendimento em saúde mental, bem como realizar ações sistemáticas para mitigar o sofrimento mental da população. O programa prevê o aumento da equipe de profissionais que atuam na Rede de Atenção Psicossocial do Município (RAPS). 

De acordo com a secretaria, o Saúde Mental Mais Perto de Você contemplará cinco projetos: Pará de Minas Acolhedora; Entrelaços; Atenção Psicossocial no Território; Promove Minas; Cuidando de quem cuida; e Programa de Educação Permanente para a Rede de Atenção à Saúde.

Segundo o secretário de Saúde, Wagner Magesty, o programa está sendo discutido há vários meses e a ideia surgiu diante da percepção do aumento de casos de adoecimento mental da população. Um dos focos da nova ação será o atendimento dos servidores da educação pública.
Ana Clara Meytre, assessora da Secretaria de Saúde, foi uma das profissionais envolvidas na elaboração do programa. Segundo ela, na prática, o Saúde Mental Mais Perto de Você funcionará atrelado aos serviços já existentes do município, estando em consonância com CAPS II, CAPS ad, Centro de Convivência de Saúde Mental, Serviço Residencial Terapêutico, Atenção Primária à Saúde, Psiquiatria Ambulatorial e Ambulatório Infanto-juvenil Entrelaços. Em conversa conosco, ela destacou alguns dos projetos que serão executados. 
O programa será oficializado no próximo dia 18, em um evento no Teatro Geraldina Campos de Almeida. Após essa data, os núcleos organizadores e reguladores dos projetos irão entrar em ação. A coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial, Marina Saraiva, deu mais detalhes. 

De acordo com a Secretaria de Saúde, para executar o Programa Saúde Mental Mais Perto de Você, a rede receberá 44 novos profissionais, o que corresponde a uma ampliação de 26% em relação ao quadro atual. A projeção é que sejam realizadas cerca de 4.500 consultas a mais. 
O investimento do Município será de cerca de R$ 8,5 milhões em 2024.

Fotos: Amilton Maciel - Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis