Os proprietários de veículos acabam de ganhar uma ferramenta que vai facilitar o pagamento do IPVA. É a calculadora de custos criada pela Serasa. Ela permite que os consumidores se programem com os valores a pagar com base no modelo do seu automóvel, no ano de fabricação e na alíquota de cada Estado.
Além de possibilitar a simulação de valores, a Serasa também atualiza o Guia Especial do IPVA com dados de 2025. O documento digital, acessível gratuitamente pelo site da empresa, esclarece as principais dúvidas sobre o imposto, como as datas de vencimento e percentuais de desconto para pagamento à vista.
O lançamento da ferramenta ocorre em meio às reclamações dos contribuintes, sobre o alto valor do imposto em Minas Gerais. É que na opinião da maioria, a valor não retorna em qualidade. Por aqui também tem muitos protestos, como este de Cláudio César França:
As reclamações são legítimas, porque Minas Gerais mantém uma das maiores alíquotas de IPVA do país, com 4% para veículos de passeio, 2% para motocicletas e 3% para caminhonetes e utilitários. O valor é calculado pela multiplicação da alíquota com o valor venal do veículo, que consta na tabela de preços médios de automóveis.
O calendário de pagamentos deste ano prevê como primeira data de vencimento o dia 3 de fevereiro, abrangendo veículos com placas finais 1 e 2. Já as demais parcelas estão programadas para março e abril, com vencimentos específicos para cada final de placa.
Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM