Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Avicultores da região de Pará de Minas melhoram índices zootécnicos com medidas de prevenção

Highslide JS

Os produtores rurais da região de Pará de Minas receberam nota dez no quesito empenho e prevenção contra a gripe aviária, doença que vem se espalhando no mundo nesses últimos anos. Esta excelente avaliação foi feita pela médica veterinária Izabella Hergot, responsável pelo desenvolvimento do Programa de Sanidade Avícola de Minas Gerais, criado pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (Ima).

De passagem pela cidade, ela informou que a prevenção é capaz de surtir efeito somente quando praticada em conjunto pelo homem do campo e os órgãos sanitários. O Ima fez sua parte, monitorando 100% das granjas da avicultura industrial, ao mesmo tempo em que motivava os pequenos produtores a fazer o registro de suas propriedades e a adotar severas medidas de seguridade.

Segundo Izabella, o começo da operação foi desafiador, sobretudo pelo entendimento improcedente de muitos a respeito do Programa de Sanidade Avícola. Mas, com o passar dos meses, os próprios avicultores passaram a olhar com novos olhos para a missão do Ima e, nesse quesito, a região de Pará de Minas se destacou bastante:


Ainda segundo Izabella, o estado de Minas Gerais foi um dos poucos a conseguir pontuação elevada na adoção de medidas de defesa sanitária.

A veterinária também destacou os benefícios das medidas na prevenção de outras doenças graves e ainda presentes na avicultura brasileira. Além disso, ela citou o reconhecimento do homem do campo na melhoria dos índices zootécnicos, favorecendo a produtividade e aumentando os lucros.

Os desafios de manter a prevenção da gripe aviária são grandes, uma vez que as aves migram de um país para o outro. Portanto, a vigilância não pode recuar.

Fotos: Reprodução IMA - Divulgação





Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis