Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Sindicato dos Comerciários confirma desinteresse dos jovens pelo varejo

Highslide JS

Em meio às expectativas para as vendas do Dia das Mães, considerada a melhor data comemorativa neste semestre, o comércio de Pará de Minas vive um momento delicado no que diz respeito à ocupação de vagas formais. 

Segundo dados do Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – o setor é o único entre os cinco analisados que acumula saldo negativo entre contratações e demissões em 2023. 

Nos três primeiros meses do ano, o comércio registrou 188 demissões a mais que admissões. Em janeiro, foram 378, em fevereiro, 325, e no mês de março, 423 trabalhadores desligados. Os dados de abril ainda não foram divulgados.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Pará de Minas, Fausto Conceição de Abreu, avalia o cenário com preocupação, alegando que as empresas estão com dificuldade para encontrar mão de obra qualificada.

Exemplo dessa situação acontece nos supermercados. Fausto disse que há dezenas de vagas abertas, mas não há interesse da classe trabalhadora, sobretudo os mais jovens.

A falta de mão de obra não é uma situação exclusiva de Pará de Minas. Uma pesquisa recente da Infojobs, empresa de soluções para recursos humanos, mostrou que 84% das empresas entrevistadas estão com mais dificuldade para contratar profissionais do que antes da pandemia. 

Segundo o estudo, 62,6% dos entrevistados informam que encontrar empregados qualificados é o maior desafio. De acordo com a Infojobs, entre os motivos para esse cenário está o fato de que as pessoas fora do mercado formal estão buscando novas perspectivas profissionais ou tiveram que mudar de área durante a pandemia. 

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis