Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Correria nas farmácias: clientes preocupados com recolhimento dos lotes de Losartana

Highslide JS

O anúncio da farmacêutica Sanofi Medley de recolhimento voluntário de todos os lotes dos produtos losartana potássica 50 mg e 100 mg causou preocupação em muitas pessoas em Pará de Minas. 

O assunto ganhou ampla repercussão no país, devido à utilização do medicamento para o tratamento de pressão alta e insuficiência cardíaca. Ele é um dos mais procurados nas farmácias e drogarias. 

A Medley decidiu fazer o recolhimento voluntário pela constatação da presença de impurezas – chamadas de nitrosaminas – acima dos níveis permitidos em medicamentos da classe das “sartanas”. Ainda segundo a empresa, essas impurezas poderiam causar mutações e aumentar o risco de câncer.

Tão logo a informação veio a público, muitas pessoas correram para as farmácias e seus médicos de confiança para saber se poderiam ou não continuar tomando o remédio. Mas a situação está controlada, segundo nos informou o farmacêutico Cliford Júnior Resende.


Apesar do recolhimento nas farmácias, Cliford deixa uma orientação para caso algum consumidor tenha adquirido um medicamento do lote contaminado.


Ainda no comunicado sobre o recolhimento voluntário, a Medley informou que a medida é de precaução e, até o momento, não existem dados para sugerir que o produto que contém a impureza tenha causado uma mudança na frequência ou na natureza dos eventos adversos relacionados a cânceres, anomalias congênitas ou distúrbios de fertilidade. 

Assim, diz não haver risco imediato em relação ao uso dessas medicações. Ainda segundo a empresa, antes de parar de tomar o remédio, as pessoas devem procurar um médico, pois o risco de descontinuação destes medicamentos é maior que o risco potencial apresentado pela impureza em níveis baixos.

Fotos: Arquivo Rádio Santa Cruz FM







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis