Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Vale entrega a adutora do Rio Pará: sistema será operado em conjunto pelos próximos dois meses

Highslide JS

Acabou a espera. Acabou também a apreensão dos consumidores em relação ao risco de faltar água em Pará de Minas devido ao comprometimento total da bacia do Paraopeba.

Com sete meses de atraso a mineradora Vale entregou à prefeitura e à concessionária Águas de Pará de Minas a adutora do Rio Pará, que começou a ser construída após o rompimento da barragem de Brumadinho, em 2019.O sistema já está sendo operado e a entrega foi oficializada ontem à tarde, no gabinete do prefeito Elias Diniz, com a assinatura do termo de recebimento provisório da nova adutora que tem 48 km de extensão. 

Por ela a água captada no Rio Pará será transportada até a Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada no bairro Nossa Senhora das Graças. A capacidade do sistema será de pouco mais de um milhão de litros por hora, mesma vazão outorgada no Paraopeba.

O superintendente da Águas de Pará de Minas, Rodrigo Macool, assegurou que a nova adutora vai trazer a tranquilidade e a segurança para a concessionária abastecer a cidade com qualidade, a longo prazo e de forma eficiente e ininterrupta. Macool também agradeceu o apoio recebido da prefeitura e do Ministério Público de Pará de Minas e anunciou que pelos próximos dois meses vai operar o novo sistema em conjunto com a Vale:

O prefeito Elias Diniz ficou muito emocionado. Disse que além de garantir o abastecimento permanente, a cidade terá condições de atrair novas empresas porque não mais correrá o risco de ficar sem água: 

Ainda segundo Elias, falta decidir a questão da multa que a Vale será obrigada a pagar pelo atraso de sete meses. São R$100 mil diários, o que dá total estimado em pouco mais de R$20 milhões. A destinação dos recursos também precisa ser definida.

Foto: Prefeitura Municipal de Pará de Minas






Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis