Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Instituto Integrar Vidas fecha as portas em Pará de Minas: foram 10 anos de luta

Highslide JS

No ano em que completa uma década de funcionamento, o Instituto Integrar Vidas trocou as comemorações por uma decisão difícil. A entidade de assistência às pessoas em situação de rua está encerrando oficialmente hoje suas atividades em Pará de Minas. 

A informação foi dada com exclusividade ao Jornal da Manhã pela coordenadora do projeto, Vanilde Rocha Ribeiro. Segundo ela, o Integrar Vidas vai fechar as portas por falta de recursos financeiros, situação agravada com a pandemia de covid-19.

O instituto foi criado em 2012, mas somente em 2014 se tornou um abrigo para acolher pessoas em situação de rua. Ele funcionava em um imóvel na rua Doutor Higino, em frente ao Colégio das Irmãs. 

No local, eram oferecidos além do dormitório e alimentação, outros serviços sociais, como o auxílio para o retorno ao mercado de trabalho e o encaminhamento para benefícios socioassistenciais que essas pessoas têm direito. 

O instituto tinha capacidade para abrigar até nove homens e quatro mulheres e empregava sete funcionárias, sendo quatro monitoras, uma secretária, uma assistente social e a coordenadora.

Segundo Vanilde Ribeiro, a entidade recebia subvenção municipal e federal de R$ 1.200 por mês. Além disso, o município arcava com as despesas de água, luz, telefone, internet e materiais de consumo, como alimentos e de limpeza.

Mas essa ajuda não foi suficiente para fechar as contas no final do mês. A coordenadora explicou que parte da receita era proveniente de doações e verbas de eventos, o que reduziu drasticamente após a crise sanitária.

No mês passado, o Instituto Integrar Vidas até promoveu a sua tradicional feijoada beneficente, evento destinado a arrecadar fundos para a entidade. Segundo Vanilde, a ação foi um sucesso de público, mas o que foi arrecadado ainda estava longe do que o projeto precisa para manter o funcionamento.

Emocionada durante a entrevista, Vanilde fez uma avaliação desses dez anos e garantiu que o Integrar Vidas fez o seu melhor em prol da dignidade humana.

Atualmente, apenas duas pessoas estão abrigadas no Instituto Integrar Vidas, mas as situações delas já foram repassadas para o Ministério Público e o Centro Pop para encaminhamento. A entidade ainda deve oficializar junto à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social a decisão de encerrar as atividades.

Fotos: Gilmar Souza/Germano Santos 







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis