O número de acidentes de trânsito em Pará de Minas tem preocupado as autoridades de segurança. A população, de forma geral, também está assustada com o aumento das ocorrências, sobretudo nessas últimas semanas. Os acidentes envolvendo motociclistas são os que mais chamam atenção, sendo a maioria deles provocada pelo abuso de velocidade e o desrespeito às leis de trânsito.
Mas o tamanho da frota, diante da estrutura viária inadequada, também compromete a segurança dos condutores, uma vez que a cidade tem mais de 74 mil veículos. Esse número é muito elevado se comparado com municípios do mesmo porte. No entanto, existem outros fatores que contribuem para o quadro preocupante, segundo aponta o delegado de Trânsito, Carlos Henrique Gomes Bueno:
Perguntado se a criação de leis mais duras ajudaria a reduzir os acidentes trânsito, o delegado rebateu, defendendo o reforço de uma política mais voltada para as ações preventivas.
Doutor Carlos Henrique também esclareceu uma situação que sempre deixa muita gente irritada e com a sensação de impunidade. É quando o suspeito de praticar qualquer crime, como os de trânsito, por exemplo, é levado à Delegacia, mas acaba liberado logo em seguida.
E se em Pará de Minas a situação é preocupante, em Minas Gerais de forma geral o cenário não é muito diferente. O Estado registrou aumento de 22,6% no número de acidentes entre 2020 e 2023. Os dados são da Secretaria Nacional de Trânsito que apontam, ainda, o total de mais de 280 mil acidentes só no ano passado.
Fotos: Arquivo Jornalismo da Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa Reprodução NettoFigueiredo (pixabay.com)