Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Cardiologista alerta que o calor mata mais que o frio: todo cuidado é necessário neste momento

Highslide JS

Muita gente não sabe, mas o calor pode matar mais que o frio. E como o estado de Minas Gerais tem enfrentado temperaturas muito elevadas, a comunidade médica está se mobilizando no reforço da divulgação de várias dicas de saúde muito importantes.

O cardiologista Taote Mahato, professor do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia, é um dos profissionais que participam da mobilização nacional que procura despertar a população para os riscos que esse momento representa para todos nós.

E ele chama atenção para conselhos básicos, mas extremamente indispensáveis para pessoas de todas as idades, especialmente idosos e crianças menores de um ano, que são as mais vulneráveis.

O primeiro lembrete do Dr. Taote é que água fresca é um santo remédio. Alimentos leves também devem ser priorizados nesta época:

E sabe o que mais não combina com o calor excessivo? Refrigerante e bebidas alcoólicas. Vamos saber o motivo:

O médico também falou da importância do ambiente em que a pessoa passa a maior parte do dia:

Neste período as roupas devem ser as mais leves possíveis. Toalhas molhadas também podem ser usadas várias vezes ao redor do pescoço, assim como nos braços e nas pernas.

O calor extremo também está gerando preocupação com a saúde das crianças, que podem desenvolver quadros graves de diarreias. Outra situação que merece cuidado redobrado é com a dengue, já que as temperaturas elevadas podem favorecer a infestação do mosquito transmissor da doença.

O cenário de preocupação foi destacado pelo secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti. Como forma de evitar esses casos, ele afirma que o governo tem feito campanhas para reforçar a importância da hidratação e alertar as pessoas sobre os riscos.

Profissionais de saúde também têm sido capacitados para os atendimentos necessários. E o secretário ainda alertou para o risco das enfermidades transmitidas pelo Aedes aegypti: dengue, zika e chikungunya.

Essas doenças são do calor e da chuva, e como este ano está mais quente que o normal, pode gerar um desequilíbrio e aparecer ainda mais casos. Só neste ano, mais de 400 mil mineiros ficaram doentes.

O TEMPO NO FIM DE SEMANA – Esta terceira onda de calor que tomou conta de Minas Gerais neste ano é uma das mais intensas da história e a previsão das temperaturas é delas superarem os 44ºC nos próximos dias.

No meio desse calorão, mais de 500 cidades mineiras, incluindo Pará de Minas, devem ficar atentas nesse fim de semana. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu novo alerta de tempestade de até 30 mm, acompanhada de granizo e ventos que podem chegar a 60 km/h.

Fotos: Reprodução Pixabay.com e Arquivo Pessoal






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis