Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Mais uma sequela da Covid: homem desaprende a ler depois de enfrentar a doença

Highslide JS

Segundo pesquisas feitas por especialistas, mais de 115 sequelas deixadas pela Covid-19 já foram catalogadas. Os sintomas prolongados da doença são chamados de Covid longa e podem afetar respiração, memória e humor.

Dentro das sequelas neurológicas, chamou atenção o caso de um paciente de 40 anos, que mora em Belo Horizonte. Ele desaprendeu a ler após a doença. Vários sistemas podem sofrer com a Covid longa e, daqui para frente, o desafio dos pesquisadores é detectar e tratar os efeitos.

E eles são vários: risco de trombose, dificuldade de respirar, problema cardíaco, derrame, ansiedade, depressão e perda de memória. Infectologistas consideram fundamental a continuidade das análises das variantes do coronavírus e o isolamento das pessoas que apresentem sintomas respiratórios.

As pessoas vacinadas têm menor chance de desenvolver a Covid longa. Já as que foram imunizadas com duas doses da Pfizer, Astrazeneca ou Moderna ou ainda com a dose única da J&J tem metade da probabilidade de desenvolver sintomas duradouros de Covid em comparação com os não vacinados. No Brasil, ainda não há dados oficiais sobre a incidência da Covid longa. 

Foto: Aquivo Rádio Santa Cruz FM/Gilmar Souza







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis