Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Contribuintes superaram a expectativa da Receita Federal na declaração do Imposto de Renda em Pará de Minas

Highslide JS

Encerrado o prazo de declaração do Imposto de Renda 2023, a Receita Federal atualizou os números da campanha em Pará de Minas. Havia a expectativa de que a cidade chegasse a cerca de 18 mil declarantes, mas o resultado superou a previsão, chegando a 19.934 declarações entregues.

A informação foi repassada ao Jornal da Manhã pelo chefe da agência local do Fisco, Severino Pereira Januário. A quantidade registrada agora é 20% superior ao número de declarações realizadas no período de entrega do Imposto de Renda no ano passado. 

Para Severino Januário, um dos destaques foi a adesão dos paraminenses ao modelo pré-preenchido, que subiu de 10% em 2022 para 31% neste ano, mais que a média nacional. E ele prevê que esse índice deve melhorar ao longo dos anos, facilitando a vida do contribuinte e da própria Receita.

Com o fim do prazo, Severino informou que o contribuinte que está dentro das regras para declarar, mas não cumpriu a obrigação no prazo, deve regularizar a situação junto ao Fisco o mais rápido possível. 

Já para aqueles que entregaram a declaração com erros, a orientação é acompanhar o processamento no sistema da Receita e retificar os dados.

Para saber se caiu na malha fina, o cidadão deve acessar o portal e-CAC ou o aplicativo Meu Imposto de Renda e fazer login com sua conta gov.br de nível prata ou ouro. 

Segundo a Receita Federal, se a declaração estiver em malha porque o contribuinte cometeu algum erro no preenchimento ou deixou de informar algum dado, ele poderá fazer uma retificação desde que ainda não tenha recebido o termo de intimação ou a notificação de lançamento. 

Outra notícia boa sobre a declaração é que os paraminenses bateram mais um recorde em 2023. Trata-se da destinação de parte do imposto devido para os Fundos da Criança e do Adolescente e do Idoso. 

Segundo balanço parcial, atualizado na última segunda-feira, foram destinados mais de R$ 194 mil, sendo R$ 93 mil para o Fundo da Criança e do Adolescente e o restante para o Fundo do Idoso. O resultado é 17% melhor que o registrado em todo ano de 2022 e 35% superior à destinação de 2021.

Foto: Germano Santos/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis