Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Retomada do fornecimento gratuito dos testes de leishmaniose depende de Brasília

Highslide JS

A pedido do Jornal da Manhã, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, por meio da Superintendência Regional de Divinópolis, se posicionou a respeito do não fornecimento do teste rápido de leishmaniose ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Pará de Minas.

A oferta gratuita do exame está em falta há algum tempo e tem frustrado muitos tutores que vão até o CCZ na expectativa de testar seus animais. Sem a disponibilidade desse serviço na rede pública, as pessoas têm duas alternativas: recorrer às clínicas particulares ou ficar com o pet em casa sob o risco dele estar infectado e transmitir a doença para outros cães ou mesmo para os moradores.

Em nota encaminhada ao JM, a Superintendência Regional de Saúde informou que “o fornecimento do teste rápido de leishmaniose visceral canina é de competência do Ministério da Saúde, cabendo ao Estado o apoio logístico do insumo”.

O governo federal adquire o produto e envia às secretarias estaduais. Em Minas, assim que os testes chegam são distribuídos para as Regionais, como a de Divinópolis, por exemplo. Contudo, desde novembro do ano passado, o Ministério da Saúde não fornece teste rápido para diagnóstico da leishmaniose. 

Ainda na nota, a Regional disse que esse problema deverá ser solucionado a partir deste mês, com a informação do Ministério de que os Estados voltarão a receber os testes em abril. O abastecimento das Unidades Regionais de Saúde dependerá da quantidade de kits enviada.

Foto Ilustrativa: Arquivo/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis