Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Pará de Minas está registrando um fato inédito: a disparada das complicações das doenças respiratórias nos consultórios

Highslide JS

Consultórios lotados e uma demanda que não para de crescer. Nas últimas semanas, a procura de atendimento por pacientes com sintomas de gripe, resfriado, rinite e sinusite disparou em Pará de Minas.

Além das unidades públicas de saúde, os consultórios especializados no atendimento a essas alergias respiratórias também estão registrando uma alta procura neste inverno, com alguns profissionais abrindo agenda no sábado para evitar longas filas de espera.

O cenário não é anormal, já que estamos vivendo um período de tempo seco e baixa umidade relativa do ar, condições que reduzem os mecanismos de defesa do organismo. Mas existem algumas situações envolvendo a resposta do sistema imunológico que estão chamando atenção dos profissionais de saúde, até mesmo os mais experientes, caso do Dr. Jayson Peixoto.

Conceituado médico otorrinolaringologista de Pará de Minas, ele concedeu entrevista ao Jornal da Manhã explicando que, além do aumento natural dos diagnósticos, o período está sendo marcado por complicações; É um quadro que se caracteriza quando o paciente desenvolve uma doença que evolui para outra. 

Não bastasse esse cenário de evoluções, a falta de resposta do sistema imunológico às medicações tem sido um desafio e uma preocupação para os profissionais de saúde.

Ainda de acordo com Dr. Peixoto, os sintomas dos quadros alérgicos são diferentes entre os públicos, cabendo ao médico avaliar o tipo de doença: 

Ao longo da entrevista, o especialista também enfatizou o cuidado com a automedicação, principalmente para pacientes que podem estar com dengue ou chikungunya.

A orientação de Dr. Peixoto é que as pessoas adotem ações preventivas em casa ou no trabalho, como manter os ambientes bem arejados e limpos, passar pano úmido no quarto antes de dormir, trocar a roupa de cama, pelo menos, duas vezes por semana e trocar o travesseiro caso ele esteja velho, com mais de um ano de duração, pois ele acumula muito ácaro.

Outra dica dada pelo médico é que as pessoas que apresentarem sintomas de gripe ou resfriado por 10 dias ou mais, devem procurar um profissional especializado, pois elas podem ter evoluído para um quadro de rinossinusite. 

Fotos: Arquivo Pessoal (Dr. Peixoto) e Ilustrativa: Reprodução pixabay.com




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis