Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Moradores dos bairros JK e Esplanada recebem bem o inseticida aerosystem: medo da dengue facilita processo

Highslide JS

O setor de combate a endemias da Secretaria Municipal de Saúde está atuando nos bairros Esplanada e JK na aplicação do Aerosystem. O trabalho, que começou na última semana, vai até a próxima sexta-feira, dia 24, com o objetivo de aplicar o inseticida no maior número possível de residências nos dois bairros.

O Aerosystem é um novo método utilizado para bloquear a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Ele utiliza um equipamento especial de pulverização do inseticida dentro do domicílio com aplicação rápida e em pequenas doses. 

A utilização dessa substância faz parte de um projeto que está sendo executado em Pará de Minas para desenvolver novas metodologias de combate ao vetor. O trabalho é fruto de parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e Fundação Oswaldo Cruz.

O morador não é obrigado a aceitar a aplicação do Aerosystem em sua casa, mas no Esplanada e JK a adesão está sendo boa. Segundo Katrine Cassiani Santos Teixeira, agente de endemias, a população está ciente dos riscos que o mosquito representa, por isso, está junta na guerra contra ele.

Após a aplicação do Aerosystem, a Secretaria de Saúde e a Fiocruz irão analisar os resultados do teste. Se confirmada a eficácia esperada, o projeto poderá se estender para outras regiões de Pará de Minas, como explica Adailton Moreira, gerente de Endemias. 

Enquanto acompanhava o trabalho dos agentes, o JM conversou com Maria Sônia Heleno, moradora da rua Perdizes, no JK. Ela destacou a iniciativa e pediu para que os as pessoas continuem colaborando para o sucesso do trabalho.

Paralelo a aplicação do Aerosystem, o setor de combate a endemias iniciou ontem o Levantamento Rápido de Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), o primeiro de 2020. Quase duas mil residências sorteadas pela Regional de Saúde de Divinópolis serão visitadas em Pará de Minas. No último levantamento, em outubro, o município registrou 1,4%, estando na faixa de situação de alerta. 

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis