A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (18), a Operação Higeia II, com o objetivo de fiscalizar mais de 70 empresas que operam com produtos químicos em municípios da região de Divinópolis. A ação de grande porte visa evitar desvios de insumos utilizados na produção e refino de diversas drogas ilícitas.
Equipes de policiais federais estão cumprindo simultaneamente ordens de fiscalização em empresas que produzem, utilizam ou transacionam produtos químicos. O foco é identificar e impedir o desvio de precursores e adulterantes, substâncias essenciais para a fabricação e modificação de drogas ilegais.
Os precursores são substâncias químicas controladas por leis e regulamentos devido ao seu potencial de serem desviadas para a produção de drogas ilícitas. Os adulterantes, por sua vez, são substâncias adicionadas às drogas para aumentar sua quantidade, potência ou efeito, gerando maior lucro para o crime organizado.
A operação tem como objetivo enfraquecer o tráfico de drogas ao combater a utilização indevida de produtos químicos que alimentam a capacidade produtiva do crime organizado. A ‘Operação Higeia’ em Divinópolis tem como objetivo atingir o tráfico de drogas, combatendo o uso indevido de produtos químicos que alimentam a capacidade produtiva do tráfico, o que, por consequência, impede a fabricação e oferta de substâncias ilícitas.
A Polícia Federal destaca que esta é uma ação inédita em grande escala na região, voltada para a prevenção do desvio de produtos químicos para o tráfico de drogas.
Fotos: Polícia Federal/Divulgação