Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Corrida pelo título eleitoral na cidade não acompanha crescimento em outras regiões

Highslide JS

Faltando pouco mais de um mês para o encerramento do prazo de cadastramento eleitoral, no caso de quem deseja participar das eleições em outubro, muita gente tem corrido aos cartórios ou à página do TSE na internet para emitir o título.

Um fenômeno que tem chamado atenção é o nível de interesse dos jovens brasileiros pela participação no pleito. De acordo com o TSE, até a última semana mais de 854 mil jovens, de 15 a 18 anos, já tinham solicitado a emissão do primeiro título de eleitor.

Esse número corresponde a quase dois terços do total de jovens que se alistaram para as eleições municipais em 2020. E representa uma mudança de comportamento já que até o ano passado a tendência era de menos títulos emitidos para o público que, por lei, não é obrigado a comparecer às urnas. 

O comparecimento da juventude aos cartórios, além do interesse dos adolescentes pela política, é resultado das campanhas feitas pelos por artistas de renome, que vêm incentivando o público a participar da chamada festa da democracia.

Mas o grande interesse pelo voto não ocorre de forma simultânea em todo o país. Em cidades como Pará de Minas, por exemplo, a movimentação de jovens no Cartório Eleitoral cresceu, mas ainda está abaixo da expectativa dos serventuários.

Segundo o responsável pelo setor, Luiz Antônio Gabriel, por aqui a busca pelo primeiro título acompanha o ritmo dos anos anteriores: 

Além dos adolescentes de 16 e 17 anos, aqueles que já passaram dos 18 anos e que ainda estavam sem o título, também vem comparecendo ao Cartório para regularizar a situação e garantir a participação nas urnas. É o caso de José Márcio Batista.

O número de novos títulos emitidos para adolescentes ainda não foi divulgado pelo Cartório Eleitoral de Pará de Minas, mas o novo levantamento confirma 73 mil eleitores aptos a comparecer às urnas. 
Desse total 64.551 são de Pará de Minas, 2.765 de Onça de Pitangui, 2.863 de Pequi e outros 3.084 de São José da Varginha.

Os números devem aumentar até o final do prazo, que é 4 de maio. 
Inclusive, a expectativa da Justiça Eleitoral é que nos próximos 30 dias a procura pela emissão ou regularização do título aumente significativamente. Em alguns locais há previsão de formação de filas para o atendimento. Com isso a orientação é que os eleitores não deixem para a última hora.

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM





Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis