Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Aguapés continuam invadindo o espelho d’água do Lago Azul, mas a situação melhorou

Highslide JS

Com previsão de conclusão para julho deste ano, a Estação de Tratamento de Esgoto do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Itaúna deve ajudar bastante na recuperação do Lago Azul, próximo ao distrito de Carioca, que já foi um dos locais mais visitados da região devido à beleza natural, mas por causa da poluição acabou comprometido. 

Conforme o JM vem acompanhando, a partir do funcionamento da ETE cerca de 220 litros de efluentes por segundo serão tratados, evitando que a poluição continue sendo lançada diretamente no leito do Rio São João e estacionando na barragem do Lago Azul. 

Enquanto isso, o visual do lago continua comprometido pelos aguapés, praticamente sem o espelho d’água. Ainda assim, quem vive próximo à barragem já consegue perceber avanços. É o caso de Osvaldo Fonseca, líder comunitário e ex-prefeito de Conceição do Pará. Segundo ele, desde a retirada da passarela sobre a barragem do lago, o cenário começou a mudar. 

A expectativa de Osvaldo é que na próxima temporada de chuvas, com águas mais abundantes, a correnteza do rio São João leve embora um volume maior de resíduos e aguapés, melhorando a situação do lago. 

Ele, inclusive, pede que as autoridades mantenham a fiscalização do curso d’água e exijam a suspensão do lançamento de resíduos no rio. Uma sugestão dele seria uma ação conjunta das prefeituras de Conceição do Pará, Pará de Minas e Itaúna.

Osvaldo aproveitou a oportunidade para elogiar a pavimentação da rodovia que liga Bom Jesus do Oeste à BR-262. A obra tem colaborado bastante para o acesso da comunidade, mas ele chama atenção para um trecho de 500 metros que ficou sem asfalto. 

Osvaldo lembra que o trecho em questão depende do apoio da Prefeitura de Igaratinga para que seja pavimentado, completando os 6 quilômetros da rodovia. 

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis