Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Tecnologia e redes sociais são a nova aposta das autoridades para fortalecer a busca por menores desaparecidos

Highslide JS

Para fortalecer o trabalho de localização de crianças e adolescentes desaparecidos em Minas Gerais, a Polícia Civil vai apostar na tecnologia e na popularização das redes sociais.

A instituição anunciou a incorporação Alerta Amber para casos graves de desaparecimento desse público. Trata-se de um sistema de disparos de alertas por meio das redes sociais para notificar os usuários que moram próximos ao local da ocorrência.

O projeto é resultado da parceria entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública e o grupo Meta - detentor do Instagram e do Facebook. Além da Polícia Civil, integram o projeto as polícias civis do Ceará e do Distrito Federal. 

A chefe da Divisão de Referência da Pessoa Desaparecida, delegada Ingrid Estevam, explica como vai funcionar na prática o Alerta Amber para os casos de crianças e adolescentes desaparecidos.

A divulgação pelo Alerta Amber não é um serviço pago, mas sim um projeto social para somar ao que já é realizado pela Polícia Civil. Segundo a delegada, 
os únicos requisitos utilizados para a divulgação de um caso pelo sistema de alertas são a faixa etária (crianças e adolescentes) e a gravidade do desaparecimento (risco de lesão corporal e/ou morte). 

De acordo com o “Diagnóstico de Pessoas Desaparecidas e Localizadas nas Regiões Integradas de Segurança Pública de Minas Gerais”, que abrange o período de 2020 a 2022, mais de 25% das pessoas desaparecidas são adolescentes, e 2,48% crianças. Entre as pessoas localizadas, 21% são adolescentes, e 1,50% crianças.

Em caso de uma pessoa desaparecida, independentemente da idade, a primeira coisa a se fazer é procurar uma Delegacia de Polícia ou unidade da Polícia Militar para registrar o desaparecimento. O registro também pode ser feito virtualmente por meio da Delegacia Virtual. A ocorrência deve ser feita imediatamente após identificar a quebra da rotina da pessoa desaparecida. Não aguarde 24 horas ou mais para procurar a polícia.

Fotos: PCMG/Divulgação






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis