Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

População desconhece os riscos graves da gripe: especialistas alertam

Highslide JS

Ainda é pequeno o movimento nas unidades de saúde de Pará de Minas por parte das pessoas interessadas na vacina contra a gripe. Antecipada pelo Ministério da Saúde neste ano, a campanha vai até o final de maio.

Nesta fase da vacinação, estão sendo contemplados os idosos e as crianças de até seis meses, público que está mais exposto à doença, além de profissionais da saúde e de outras atividades que exercem funções que exigem imunização contra o vírus de forma mais rápida.

O público reduzido nas UBSs já vem de campanhas anteriores. O cenário mudou depois da pandemia da Covid-19, com as fake news sobre as vacinas. Desde então, todos os imunizantes tiveram baixa procura.

A comunidade médica lamenta a mudança de comportamento das pessoas e como o foco agora está mais voltado para a gripe, os especialistas alertam que a doença traz riscos graves à saúde.

Segundo pesquisa, cerca de 70% dos brasileiros não sabem que a gripe pode agravar doenças preexistentes, como diabetes tipo 2, e causar complicações cardiovasculares, entre elas AVC e infarto.

Além disso, seis em cada dez brasileiros desconhecem o alto grau de impacto que a gripe pode ter em órgãos vitais, como pulmão, coração e cérebro, especialmente nos idosos.

Os dados foram levantados pela farmacêutica Sanofi, com base em milhares de entrevistas feitas em pessoas a partir dos 40 anos, de todas as classes sociais e regiões do país.

Cerca de 84% dos participantes do levantamento afirmaram que sabem dos perigos potenciais de não imunizar, mas esse percentual despenca quando questionados sobre quais seriam os riscos.

A pesquisa evidencia desconhecimento em relação à vacinação de forma geral, especialmente quando o público-alvo é idoso. Sete em cada dez entrevistados disseram que desconhecem as vacinas recomendadas para esta fase etária.

A da gripe é uma das mais importantes, por evitar o agravamento da doença, e está disponível na rede pública gratuitamente. Dentro de algumas semanas, novas faixas etárias serão convocadas a receber o imunizante.

Foto: Arquivo Rádio Santa Cruz FM







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis