Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Preferência dos condutores pelo etanol se sustenta no preço, mas qualidade também pesa na escolha

Highslide JS

Cresceu o número de condutores de veículos que estão abastecendo com etanol em todo o estado de Minas Gerais. O preço dele já equivale a quase 64% do valor da gasolina, segundo levantamento feito pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). Como referência de mercado, considera-se o etanol a melhor opção quando essa relação está abaixo de 70%.

A diferença do preço médio dos dois combustíveis já passa de R$2,00 e o que tem chamado atenção dos motoristas é que ele também passou a ser competitivo em São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e Bahia.

O Jornal da Manhã conversou com donos de postos em Pará de Minas e eles também confirmaram a preferência dos clientes pelo etanol, o que deixa claro que a questão econômica pesa muito na escolha do consumidor.

Agora um fato curioso é que no ano passado as alterações tributárias prejudicaram a percepção do consumidor em relação à diferença de preços. Agora, com essa relação de preço mais positiva, o mercado observa a retomada do consumo de álcool.

Mas fica o alerta – ninguém sabe dizer até quando essa competitividade vai durar, embora a tendência seja de que boa parte da produção do etanol seja vendida no mercado interno e ela cresceu neste ano.

Os donos dos postos também estão de olho na guerra do Oriente que pode afetar a dinâmica do valor da gasolina, uma vez que a região tem grande participação na distribuição de combustíveis fósseis pelo mundo.

Agora a maior vantagem do uso do etanol – e esta não passa pelo bolso – está no impacto ambiental, que é 80% menor que a gasolina. Ele é mais sustentável porque o gás carbônico lançado na atmosfera é recuperado no plantio da cana-de-açúcar.

Para se ter ideia dos benefícios, basta citar o consumo do etanol no carro flex. Só no Brasil ele evitou a emissão de quase 600 milhões de toneladas de CO2 e isso equivale ao plantio de 4 milhões de hectares com árvores da Mata Atlântica por ano.

Foto: Renato Fernandes - Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis