O consumo nos supermercados brasileiros teve uma queda de 4,25% em fevereiro na comparação com o mês anterior, segundo mostrou uma pesquisa publicada pela Associação Brasileira de Supermercados, a Abras. A entidade avalia que essa retração no período é comum, já que nos dois primeiros meses do ano o orçamento das famílias é pressionado por despesas obrigatórias, como reajustes das mensalidades escolares, transporte e tributos.
Além desses fatores, o mês mais curto e a realização do carnaval também influenciaram o desempenho das vendas. Por outro lado, na comparação anual, houve alta no consumo de 2,25%, impulsionado pela expansão da renda, redução da taxa de desemprego e continuidade dos programas sociais.
E é esse cenário que tem animado o setor supermercadista para as vendas da Páscoa. Mesmo com os ovos de chocolate registrando altas vertiginosas, impulsionadas pelo preço do cacau, o produto deve ter boa saída. O gerente do Panelão Supermercados do centro de Pará de Minas, Márcio Henrique, confirmou as expectativas de zerar os estoques.
Mesmo com o encarecimento de todos os produtos sazonais do período, como vinho, bacalhau e chocolate, a perspectiva do setor é que a Páscoa gere um aumento de consumo de até 12%.