Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Sai o balanço dos primeiros 15 dias da mamografia do SUS em Pará de Minas: números são bons

Highslide JS

Duas semanas depois de iniciado o serviço de mamografia em Pará de Minas e os resultados são muito bons, segundo avaliação do Departamento de Controle e Regulação da Secretaria Municipal de Saúde. Nos últimos anos as mulheres atendidas pelo SUS precisavam ser encaminhadas para outras cidades, principalmente Brumadinho, onde eram submetidas aos exames.

Além do desconforto da viagem, elas ainda perdiam tempo no deslocamento. 
O problema foi resolvido com a instalação de um mamógrafo no Hospital Padre Libério, no último mês de maio. O equipamento foi viabilizado através de convênio firmado pela prefeitura com uma cooperativa de saúde.

Desde então, os exames estão sendo feitos de acordo com os agendamentos, numa média de 15 procedimentos por dia. Mas a tendência é desse número aumentar rapidamente, segundo expectativa do secretário de Saúde, Wagner Magesty. 
Ele se baseia na resistência de algumas mulheres em fazer o exame nesse momento de pandemia.

O medo de uma contaminação tem levado muitas a pedir o adiamento. Wagner tranquiliza as pacientes, dizendo que ninguém precisa temer o coronavírus no ambiente. 
É que a ala onde o mamógrafo está instalado está bastante isolada do acesso dos pacientes com sintomas gripais ao Hospital Padre Libério:
Com os quase duzentos exames realizados nessas últimas duas semanas, em poucos meses não haverá mais filas de espera para as mamografias feitas pelo SUS.

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis