Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Câmara de São José da Varginha também discute lei para aumentar segurança nas escolas

Highslide JS

A segurança nas escolas também será discutida na Câmara Municipal de São José da Varginha. 

O vereador Jonathan Michel Duarte, popular Jonathan da Conquista, protocolou um projeto de lei dispondo sobre a implantação obrigatória de segurança privada, armada e vigilância nas quatro unidades da rede municipal de ensino.

O objetivo da proposta é reforçar a proteção e aumentar a sensação de segurança de alunos, educadores e pais. Jonathan diz que a população está assustada com os recentes casos de violência nas instituições de ensino do país e é dever do Poder Público dar uma solução para resguardar a comunidade escolar. 

O projeto já foi protocolado e conta com assinatura de outros 3 vereadores como coautores: Ronan Soares Maia, Diogo Fernandes Silvestre Alves e Mateus Augusto Soares dos Santos. Jonathan está otimista para a aprovação. 

A contratação da segurança, conforme prevê o projeto, resultará em despesas para o Município, mas Jonathan diz que é valor pequeno perto do que representa a vida dos estudantes e profissionais que atuam nas escolas. 

Em Pará de Minas, também está tramitando pelas comissões da Câmara Municipal, o projeto do vereador Gustavo Duarte, que prevê a criação do Programa Escola Protegida. 

Entre as ações previstas estão: capacitação da comunidade escolar para identificação de possíveis ameaças; realização de campanhas de conscientização para a prevenção à violência nas escolas; implantação do monitoramento com imagens nas instituições e investimentos na segurança física dos prédios, entre outros.

O projeto foi protocolado na última segunda-feira, dia 10, e deve ser levado a plenário no início do mês de maio.

E uma novidade sobre o assunto violência nas escolas é que o Disque 100 passará a receber denúncias de ameaças de ataques nas unidades de ensino. As denúncias podem ser feitas pelo WhatsApp, no número (61) 9.9611-0100. 

De acordo com o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, podem ser enviadas mensagens de texto, áudios, fotos, arquivos multimídia, links ou URLs. O denunciante não precisa se identificar. 

Ainda segundo a pasta, se a ameaça é feita em ambiente virtual, é recomendado informar rede social, site, nome do usuário, URL do perfil em caso do Twitter, Instagram, Facebook e demais redes. As informações serão encaminhadas para a polícia, Conselho Tutelar ou Polícia Federal.

Apesar da novidade no Disque 100, sempre é bom lembrar que, em caso de emergência, a orientação é ligar para o 190 ou para a delegacia de polícia mais próxima.

Foto: Reprodução/Câmara Municipal de São José da Varginha - Divulgação






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis