Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Zema veta reajuste do funcionalismo e a Assembleia Legislativa pode derrubar a decisão

Highslide JS

Como já era esperado, o governador Romeu Zema vetou parte do projeto de lei que concede reajuste aos servidores de Minas Gerais. O texto foi aprovado na Assembleia Legislativa concedendo reajuste de 10,06% a todo o funcionalismo, mais 14% para saúde e segurança, além de garantir o pagamento do piso salarial nacional para os profissionais da educação.

Zema disse que Minas “não tem um pote de ouro, mas um vagão de dívidas ou até um trem inteiro”. O veto do governador será analisado pelos deputados que teriam até 30 dias para votar, mas o calendário eleitoral determina que o prazo termina hoje.

No entanto, há uma corrente que acredita que pode votar o veto após o prazo eleitoral por haver jurisprudência sobre o assunto.

O clima na Assembleia é tenso como informou ao Jornal da Manhã o deputado Inácio Franco. Segundo ele, a tendência da maioria é de derrubar o veto do governador, sob o entendimento de que o caixa estadual consegue arcar com a nova folha.

Ele também lamentou a fala do secretário-geral do governo, Mateus Simões, que classificou de ‘gracinhas’ as mudanças aprovadas pelos deputados.

O deputado Inácio Franco voltou a dizer que o funcionalismo precisa ser reconhecido, principalmente os profissionais da educação: 

Se a Assembleia manter o veto, os servidores terão garantidos somente os 10,06% iniciais. Do contrário, além desse percentual eles levarão o complemento incluído através das emendas aprovadas na casa. 
E enquanto isso, sindicatos e associações ligados às áreas afetadas afirmam que vão se mobilizar para que o veto parcial ao projeto seja derrubado.

As entidades estão revoltadas, afirmando que é a primeira vez na história de Minas Gerais que um governador veta duas vezes melhorias para o funcionalismo. 
O funcionalismo estadual está sinalizando que a frente de luta agora será contrária à reeleição do governador Romeu Zema.

Fotos: Governo de Minas Gerais/Divulgação e Arquivo Pessoal






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis