Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Golpes pelo WhatsApp relacionados à pandemia se espalham rapidamente

Highslide JS

Estelionatários estão aproveitando o medo causado pelo novo coronavírus para espalhar golpes pelo WhatsApp. Dados obtidos pelo laboratório especializado em segurança digital da PSafe, mostram que, pelo menos nos últimos dez dias, 2 milhões de usuários do Brasil já foram vítima de alguma armação. 

As propostas falsas utilizam nomes de grandes marcas e prometem informações sobre a pandemia da Covid-19, distribuição de álcool em gel, serviços de assinatura grátis ou "auxílio cidadão coronavírus". 

A empresa PSafe detectou 19 golpes e seis aplicativos maliciosos que utilizam a pandemia e o período de quarentena como iscas para atrair pessoas. As correntes possuem características semelhantes: prometem um suposto benefício e direcionam o usuário a acessar o link mal-intencionado.

No caso dos ataques recentes, alguns textos mencionam testes para saber se o usuário está com o coronavírus. 
Um dos golpes que chama atenção é o suposto programa de "Auxílio Cidadão 2020", que alega que trabalhadores autônomos e pessoas de baixa renda têm direito a uma espécie de "auxílio coronavírus" de R$ 200 mensais. Para isso, a vítima teria que fazer cadastro em um site que é, na verdade, um link criado pelos criminosos.

A orientação aos usuários do WhatsApp é desconfiar de mensagens sensacionalistas ou que oferecem brindes, e buscar sempre as fontes oficiais, como o Ministério da Saúde, e jornais e sites confiáveis que possam confirmar uma informação.






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis