Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Encontro sobre a 6ֺª Semana Social Brasileira foi realizado na Diocese de Divinópolis

Highslide JS

Foi realizado no sábado, dia 12 de novembro, no Centro Diocesano de Pastoral, em Divinópolis, um encontro de representantes de algumas  pastorais, movimentos e organismos da Diocese de Divinópolis, sobre a 6ª Semana Social Brasileira, que tem como tema “Mutirão Pela Vida: Por Terra, Teto e Trabalho.

Para iniciar o encontro, os organizadores acolheram os participantes e lembraram que estamos prestes a iniciar o 3º Ano Vocacional do Brasil, que nos impele a assumir a vocação como “graça e missão” e que o chamado de Jesus não se restringe aos ministros ordenados e aos fiéis de vida consagrada. Ele estende-se também aos fiéis leigos, como um chamado para manterem sempre os seus “corações ardentes e pés a caminho”.

Em seguida, em um breve momento orante, inspirados pelo Evangelho de Mateus, em seu capítulo 25, dos versos de 35 a 40, pediram a Deus: “livrais-nos da indiferença, diante das variadas realidades de morte que encontramos pelo caminho”. O encontro contou com a participação, por videoconferência, de Dom Otacílio Ferreira de Lacerda, bispo da Diocese de Guanhães.

Ele, que é um dos bispos referencias da Comissão Para a Ação Social Transformadora da Igreja, no Regional Leste II da CNBB, fez uma apresentação geral e das Semanas Sociais brasileiras, ao longo da sua história e apresentou aos participantes do encontro uma palavra de estímulo. Dom Otacílo lembrou que o acesso à terra, à moradia e ao trabalho dignos, são direitos fundamentais do ser humano, imagem e semelhança de

Deus e que é tarefa nossa, enquanto cristãos, fazermos os esforços necessários para garantir esses direitos a todos, de modo especial aos pobres e excluídos. Em um dos seus slides estava escrito “… a presença de Deus, a amizade com o Filho de Deus encarnado, a luz da sua Palavra, são sempre condições fundamentais para a presença e eficiência da justiça e do amor nas nossas sociedades” e em outro:

“A  6° Semana Social Brasileira não se esgota em uma ou duas noites. Mas, é uma grande oportunidade para a atuação das Pastorais Sociais, dos Movimentos Sociais contribuindo numa ampla discussão, diálogo e mobilização visando desabrochar um país mais justo, mais humano, mais fraterno”

Presente no encontro, o leigo Rodrigo Pires Vieira, da Cáritas e do Fórum das Pastorais Sociais da CNBB Leste II, apresentou um panorama da 6ª Semana Social Brasileira no Regional Leste II da CNBB. Ele ressaltou a importância do envolvimento de todas as paróquias e comunidades da diocese no processo de construção desse movimento. Rodrigo provocou os presentes com três perguntas:

“Como está o T de terra, na Diocese de Divinópolis?”, “Como está o T de teto, na Diocese de Divinópolis?” e “Como está o T de trabalho, na Diocese de Divinópolis?”. Essas perguntas foram abordadas em três grupos de trabalho e apresentadas em uma reunião plenária. O encontro terminou com a criação de um grupo trabalho que irá elaborar uma pesquisa sobre a realidade dessas três dimensões da realidade humana, terra, teto e trabalho, nas paróquias da Diocese de Divinópolis.

Ficaram definidas duas datas para futuros encontros mais abertos à participação das paróquias e organismos da Diocese. As datas propostas são os dias 25 de março de 2023, para uma partilha dos resultados do trabalho de pesquisa e apresentação de propostas de ações concretas para a melhoria da realidade em cada uma das áreas e 29 de julho de 2023, como um momento de celebração em nível diocesano.

Texto e Fotos: Equipe de organização/Diocese de Divinópolis




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis