Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Alerta geral: crescem os casos confirmados de sífilis

Highslide JS

Apesar de ser uma doença que tem cura e do tratamento estar disponível no SUS, o número de casos confirmados de sífilis tem crescido, ascendendo o alerta nos serviços de saúde. 

Em Minas Gerais, de janeiro a setembro deste ano, foram mais de 12 mil confirmações de sífilis adquirida, além de outros 3.400 em gestantes e mais de 1.400 casos de sífilis congênita. 

Por causa destes números, a Secretaria Estadual de Saúde está desenvolvendo ações dentro da campanha Outubro Verde, que tem como objetivo conscientizar a população sobre os cuidados de prevenção e combate à doença.   

A orientação da Secretaria é que a população sexualmente ativa procure uma Unidade Básica de Saúde para fazer o teste sempre que tiver uma relação sexual desprotegida ou apresentar algum sintoma da doença. Assim como para a maioria das doenças, no caso da sífilis o diagnóstico precoce também contribui para um tratamento mais eficaz. 

Também é importante reforçar que a sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST), e mesmo assintomática, quando não há sinais visíveis, o paciente continua repassando a bactéria para seus parceiros. A principal forma de prevenção da doença é o uso do preservativo em todas as relações sexuais.     

Foto Ilustrativa: Reprodução/pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis