Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

CCZ atua no controle da leishmaniose, mas população tem que ajudar

Highslide JS

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) continua realizando levantamento de cães com Leishmaniose em Pará de Minas. O trabalho começou há algumas semanas e tem o objetivo de chegar à real situação do município em relação à esta zoonose.

Quem está à frente desta empreitada é o médico veterinário, Oscar Leitão. Segundo ele, até o momento, 104 cães já tiveram material colhido e encaminhado ao laboratório da FUNED, em Belo Horizonte, onde o sangue será analisado.

Embora o trabalho esteja transcorrendo bem, ainda há muito que se fazer, já que a expectativa é que mais de 2.400 animais, dos mais diversos bairros da cidade, sejam avaliados.

Segundo Oscar Leitão, o levantamento é essencial para que sejam promovidas políticas voltadas para a conscientização e prevenção da doença que afeta animais e humanos.

Quanto à escolha das residências que serão visitadas pelos agentes do levantamento, Oscar explica que há um sorteio com base no senso realizado pelos agentes de endemias no ano passado. Estes dados direcionam para as residências onde há animais de estimação

O veterinário lembra, no entanto, que não é necessário esperar a visita do CCZ ou de perceber qualquer sintoma para tomar alguma providência contra a leishmaniose. Segundo Oscar, o melhor negócio é sempre a prevenção. E para isso há vários recursos:

O levantamento do índice de leishmaniose deve seguir até o início de 2023. O CCZ deve comunicar com antecedência as próximas etapas com datas e bairros a serem visitados.

Foto: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis