Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Desafio para as farmácias e os consumidores: a falta de medicamentos pode se intensificar

Highslide JS

A crise da falta de medicamentos pode se intensificar nos próximos meses. Segundo o Ministério da Saúde, o desabastecimento é um reflexo da pandemia, causado pela falta de insumos de matéria-prima e aumento da demanda. O sindicato que representa o comércio de farmacêuticos de Minas está monitorando a situação e sugere aos pacientes que peçam aos médicos mais opções de marcas na hora deles aviarem as receitas.

A entidade não acredita que nos próximos dias o varejo do setor enfrente a falta de antibióticos e antigripais de forma geral, que são os mais vendidos nesta época do ano. Mas é bem possível que uma ou outra marca fique de fora das prateleiras por um breve período. Diante desta realidade, o Jornal da Manhã percorreu as farmácias de Pará de Minas constatando que a dificuldade de reposição de estoques já está acontecendo há um bom tempo.

Por aqui o problema acontece principalmente em relação aos antibióticos de uso adulto e infantil, cuja demanda também cresce neste período por causa das doenças respiratórias. Quase 95% dos remédios comercializados no país dependem de matéria-prima que vem principalmente da China, que teve as exportações afetadas em mais um lockdown para conter uma nova onda de casos de coronavírus.

O farmacêutico Clifford Júnior Resende, da Inova Drogaria, confirmou que o cenário é desafiador para o setor e muito angustiante para os consumidores:

Para driblar ou amenizar o problema, Clifford está adotando algumas estratégias. Uma delas é informar aos médicos, especialmente os pediatras, os medicamentos disponíveis no mercado local:

Ainda não há estimativa de quando a falta de medicamentos será superada nas farmácias, portanto, a recomendação é que os consumidores reforcem a prevenção, sobretudo aqueles relacionados às doenças respiratórias.

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa: pixabay.com







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis