Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Descarte impróprio de máscaras nas ruas está aumentando a preocupação dos garis

Highslide JS

A máscara de proteção individual é um dos itens mais importantes na prevenção ao novo coronavírus, servindo como uma espécie de barreira à transmissão do vírus. Primeiro ela foi recomendada, até que o uso se tornou obrigatório. As pessoas podem até sair de casa sem a máscara, mas não conseguirão entrar no comércio nem nos ônibus se não fizerem uso dela.

Agora, o que muita gente se esquece é que o descarte correto também faz parte do protocolo de prevenção da Covid-19. De nada adianta usar a máscara corretamente e depois jogá-la fora de qualquer maneira. Hoje o JM chama atenção para esse cuidado e o motivo da reportagem são as denúncias de populares a respeito das várias máscaras encontradas nas ruas.

Tem gente que faz o descarte nas lixeiras, sem qualquer proteção, ou simplesmente no chão das praças, ruas e jardins públicos. Ontem mesmo o JM deu um flagrante na Praça Torquato de Almeida, onde bem frente à Casa da Cultura havia duas máscaras descartáveis. Se o problema fosse apenas a remoção seria fácil resolver, já que os garis estão sempre nas ruas.

A questão é de saúde, pois uma máscara descartada sem os devidos cuidados tem potencial para contaminar outras pessoas. Isso porque o vírus pode ficar alojado nela por vários dias, sem falar no prejuízo ambiental que o descarte nas vias públicas causa. A concessionária Engesp, responsável pela limpeza da cidade, está acompanhando a nova realidade em Pará de Minas.

Segundo Denise Costa Azevedo, coordenadora do Setor de Limpeza Urbana, os garis precisaram redobrar a atenção e os cuidados com a higiene para evitar a contaminação pelo novo vírus.
Denise também listou orientações para que as pessoas facilitem o trabalho dos catadores. São medidas simples e de grande valia na limpeza urbana.

O alerta das máscaras também serve para o descarte em casa. O jeito seguro e correto de jogar fora é utilizando dois sacos plásticos – um dentro do outro. Com a máscara já dentro do saquinho, é só amarrar bem e colocar no lixo do banheiro.

Ao retirar a máscara do rosto, segure apenas pelo elástico lateral, lavando as mãos antes e depois. Para a máscara de pano, basta usar água e sabão ou deixar de molho, por 30 minutos, numa solução com água sanitária. Depois é só secar.

Foto: Amilton Maciel/Santa Cruz FM 




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis