Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Câmara Jovem movimenta estudantes com proximidade das eleições

Highslide JS

Os estudantes que estão participando do projeto Câmara Jovem continuam empenhados em aprender mais sobre política, cidadania e o funcionamento das instituições públicas de Pará de Minas. 

O projeto avança com novas etapas de formação, aproximando os jovens da realidade do poder público e despertando o interesse deles pela participação ativa na política.

O Câmara Jovem foi criado para levar a formação política para dentro das escolas e, ao mesmo tempo, trazer os alunos para dentro da Câmara Municipal. 

Maior incentivador do projeto, o vereador Vinícius Alves ressaltou a importância dos estudantes terem acesso a conteúdos que vão além da teoria, abordando conceitos como ética, cidadania e responsabilidade social, além de compreenderem, de forma prática, a separação e o papel de cada um dos poderes.

Nas próximas semanas, os estudantes terão a oportunidade de vivenciar, na prática, o processo democrático. No dia 20 de maio, será realizada a eleição dos vereadores juniores em cada escola, com o uso de urna eletrônica. 

Alunos do 6º ao 9º ano poderão se candidatar, escolher número, montar campanhas e pedir voto aos colegas, reproduzindo o passo a passo de uma eleição oficial para compreenderem melhor o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro.

Depois da eleição nas escolas, os estudantes seguirão para a fase marcada pela realização de audiências públicas. É quando eles passam a discutir demandas reais da comunidade escolar e também da cidade, propondo soluções e desenvolvendo projetos que poderão contribuir para melhorias no município. 

A iniciativa busca estimular o protagonismo juvenil, mostrando que, mesmo ainda na escola, é possível participar ativamente das decisões coletivas. A proposta é fazer com que os jovens entendam como as decisões políticas impactam diretamente o dia a dia da população, estimulando o interesse por temas públicos e fortalecendo o senso de pertencimento à cidade. 

O Câmara Jovem também conta com o apoio de instituições parceiras, como a Fapam e a OAB Pará de Minas, que contribuem com palestras e conteúdos técnicos, enriquecendo ainda mais a formação dos estudantes. 

Foto: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM





Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis