As escolas de Pará de Minas estão empenhadas na preparação dos estudantes para a participação no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).
As avaliações de matemática e língua portuguesa serão aplicadas aos estudantes matriculados nas turmas de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio.
O objetivo da prova, que é nacional, é avaliar a qualidade de ensino e apontar diretrizes para a melhoria da rede pública de educação. Por aqui, a Secretaria Municipal de Educação coordena a preparação dos alunos da rede, com atividades, simulados e o monitoramento do desempenho dos estudantes.
Na Escola Municipal Dona Cotinha, no bairro Padre Libério, por exemplo, o destaque é a realização de simulados e a mobilização em torno da avaliação, que deverá acontecer nos próximos dias.
Os professores também participam da avaliação, respondendo a questionários contextuais que analisam o desempenho dos estudantes e a realidade da escola, dos professores e gestores da educação.
A supervisora dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Adriana Lopes Cançado, destaca a importância da realização destes testes que servem, inclusive, de sinalizadores dentro da escola:
As famílias também estão mobilizadas em torno da avaliação de desempenho. Dona Lucinéia Ferreira da Silva, mãe de dois alunos da Escola Dona Cotinha, conta que vem dando todo apoio e incentivo aos estudos.
A supervisora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Simone Duarte Pereira, chama atenção para a importância do SAEB e sua relação com o IDEB, que é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
Vale lembrar que o período para aplicação das provas já começou e segue até o dia 31 de outubro. De acordo com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, o SAEB é um importante instrumento de diagnóstico que orienta políticas públicas, fortalece práticas pedagógicas e contribui para a melhoria da qualidade da educação.