Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Comércio lojista tenta segurar o máximo de empregos com estratégias e promoções

Highslide JS

A crise provocada pela pandemia do coronavírus desaguou numa enxurrada de demissões que afetou todos os setores da economia nacional. Em muitos estados e municípios, onde o pico da doença já passou e a atividade econômica tenta uma retomada, os trabalhadores estão na expectativa da reabertura de vagas.

Já nas regiões que permanecem fechadas devido ao alto índice de contágio da Covid-19, a situação do desemprego só piora.  Felizmente Pará de Minas vive uma situação menos preocupante que os grandes centros.

Por aqui houve desemprego, sobretudo nos meses de março e abril, quando o município viveu um momento mais intenso de isolamentos social. Mas, de acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Pará de Minas, Fausto José Conceição Abreu, com a reabertura das lojas e a liberação do auxílio emergencial, a situação foi controlada.

Ele não apresentou o balanço oficial das demissões no comércio local, mas reconheceu que os lojistas estão fazendo de tudo para evitar novas dispensas:

E os patrões poderão usufruir dessa medida por mais tempo. O governo federal editou o decreto que amplia o prazo do programa, na expectativa de evitar a perda de mais empregos. Com isso, os acordos de suspensão do contrato de trabalho podem ser prorrogados por mais 60 dias, enquanto a redução da jornada e salário, poderá ser mantida por mais 30 dias. 

Também foi publicada no Diário Oficial da União a medida que facilita a recontratação de funcionários que tenham sido demitidos por causa da crise econômica provocada pela pandemia. O Ministério da Economia deixou de considerar fraude, nesse período especial, a recontratação de funcionários demitidos sem justa causa no período de 90 dias. A contrapartida apresentada pelo governo é que os termos do contrato rescindido sejam mantidos. 

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis