Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Anatel anuncia data de instalação do sinal 5G em Pará de Minas: consumidores frustrados

Highslide JS

Pelo cronograma da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o sinal de 5G chegará a Pará de Minas somente em 2026. A instalação da nova tecnologia começou nas capitais brasileiras e a previsão é que a liberação para as demais cidades seja gradual nos próximos anos, com a meta de alcançar todos os municípios até o final de 2029.

A liberação do sinal de 5G nas cidades mineiras será de acordo com o tamanho da população de cada uma. As primeiras a receber são as que têm mais de 500 mil habitantes, onde o sinal chegará a partir de janeiro de 2023. 

Já a partir de junho do ano que vem, a Anatel vai liberar o 5G para municípios com pelo menos 200 mil habitantes, entre eles Divinópolis e Sete Lagoas. Em 30 de junho de 2024, será a vez das cidades com mais de 100 mil habitantes, como Nova Serrana.

Ainda de acordo com a Aneel, durante esse período, algumas cidades com até 30 mil habitantes serão atendidas e a previsão é que em 2025 elas possam contar com o 5G, caso de Pitangui e Juatuba. E a partir de janeiro de 2026, terá início a liberação para o restante dos municípios, incluindo Pará de Minas.

Segundo a Anatel, a implantação do sinal não depende de iniciativas das prefeituras, já que as prestadoras de serviço é que deverão instalar os novos equipamentos nas torres onde já existem estações com 2G, 3G ou 4G. Cabe aos governos municipais somente a definição das normas de instalação para guiar e expandir o serviço. 

Ainda de acordo com a Anatel, o cronograma pode ser antecipado desde que os requisitos sejam cumpridos, como a instalação de antenas. Mas, por outro lado, pode haver adiamento, caso haja dificuldades técnicas.

Foto Ilustrativa: pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis