Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Repescagem atraiu muita gente, mas é preciso aumentar o índice das vacinações na cidade

Highslide JS

Uma pane no sistema eletrônico de atualização de vacinas impediu a Secretaria Municipal de Saúde de concluir o levantamento da repescagem realizada em Pará de Minas, no último sábado, para aplicação das doses contra o sarampo, gripe e a covid-19.

No entanto, dados preliminares informam que o movimento foi bom nas oito unidades de saúde que ficaram de plantão. A coordenadora do Setor de Imunização, Érica Regina dos Santos, disse que houve comparecimento expressivo do público prioritário.

Ele é composto de crianças de seis meses aos menores de cinco anos, caminhoneiros, profissionais da saúde, gestantes, mulheres que deram à luz recentemente e pelas pessoas que apresentam comorbidades.

Já na sexta-feira, um dia antes do plantão, as equipes de vacinação percorreram as creches, para imunizar as crianças. Pará de Minas precisa alcançar a meta de 90% de imunização e estava com 54%, antes da mobilização do fim de semana.

A expectativa da enfermeira Érica é que esse índice tenha passado agora dos 70%, mas ainda é preciso esforço da população:

A campanha nacional de vacinação contra a gripe e o sarampo vai terminar na próxima sexta-feira (3). Em Minas Gerais o índice de imunização continua baixo –  46,5% e 40% respectivamente.

Ao todo, 720 mil pessoas ainda precisam ser imunizadas contra o sarampo e cerca de 3 milhões contra a gripe. Já em relação à campanha contra a Covid-19 ela não tem prazo para terminar, mas quanto antes as pessoas atualizarem o cartão de vacina melhor.

A disparada de novos casos em Minas pode ser barrada com a ampliação da vacinação, segundo alerta o infectologista Unaí Tupinambás. O médico considera especialmente a aplicação da terceira dose em públicos ainda não contemplados, caso dos adolescentes.

Na avaliação dele, o atual cenário está próximo do que ocorreu no início do ano, com aumento das notificações no Estado. Só nas 48 horas foram mais de 8 mil casos. O especialista reforça o alerta às pessoas para que não ignorem as medidas de prevenção.

Foto: Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis