Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Novo boletim mostra avanço discreto da dengue na cidade

Highslide JS

Em nova atualização do boletim epidemiológico das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti em Minas Gerais, Pará de Minas registrou crescimento tímido de casos prováveis dengue.

A cidade saiu de 36 notificações prováveis para 44 em uma semana, aumento de 8 casos. Notificações prováveis consideram os pacientes diagnosticados com a doença e os que estão com suspeitas. O boletim da Secretaria Estadual de Saúde não detalha a quantidade de confirmados por município.

Apesar do receio de que 2022 pudesse ser marcado por uma epidemia de dengue, Pará de Minas vive uma realidade mais confortável se comparada aos números do ano passado, quando a cidade encerrou o mês de março com mais de 260 casos prováveis de dengue.

Atualmente, na região Centro-Oeste, o município que enfrenta o pior momento é Nova Serrana, com 406 notificações. Em seguida vêm Luz, com 379, e Bom Despacho, com 221. 

Para não deixar que a situação saia do controle, a Secretaria Municipal de Saúde mantém os esforços em prol do combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti. Mas, como o Jornal da Manhã divulgou recentemente, entre os principais desafios está a resistência de moradores em deixar os agentes de endemias entrar nas casas.

Esse trabalho é um dos mais importantes para prevenir a disseminação do mosquito, pois boa parte dos focos estão dentro das residências. No primeiro Levantamento Rápido de Índices de Infestação (LIRAa), Pará de Minas registrou 5,1%, sendo classificada como área de risco. Segundo a secretaria, o ideal é que todos os municípios tivessem índices abaixo de 1%, que é o recomendado pela Organização Mundial de Saúde.

Foto: Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis