Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Luta pelo abandono do alcoolismo ganha mais uma batalha na cidade

Highslide JS

Depois do aumento do consumo de álcool no período mais crítico da pandemia de covid-19, pesquisas apontam que o movimento inverso está acontecendo agora. Pela primeira vez, em sete anos, os índices referentes ao consumo de álcool entre os brasileiros vêm caindo.  E o que mais chama atenção é que a redução é percebida, sobretudo, entre os mais jovens que somam menos de 20% entre homens e mulheres dos 18 aos 24 anos. 

Há quem interprete o distanciamento do álcool como resultado da maior convivência dos jovens com seus pais, no período da pandemia, assim como a suspensão dos eventos. Mas existem outros fatores que podem ser levados em consideração quando o assunto é o abandono do alcoolismo. Um deles é a consciência de que o efeito da bebida tem sido danoso para a vida social e a saúde. 

Muitas vezes a consciência chega após repetidas ressacas físicas e morais, como mostram as reuniões dos grupos de Alcoólicos Anônimos (AA), que estão cada vez mais movimentadas. 

Izaltino Luiz Passos, membro do AA, abriu mão do anonimato para conversar conosco sobre o assunto e falou da chegada de novos frequentadores às reuniões. Alguns encontros já contabilizam até 50 participantes, número que há muito tempo não era registrado em Pará de Minas:

Izaltino também atua como secretário de abordagem do AA, levando mensagens a quem está sofrendo com a dependência do álcool, e ele tem notado também que as pessoas estão mais abertas a receber ajuda. 
O testemunho dele, que há 50 anos está longe do álcool, também ajuda nesse processo de convencimento para a mudança de vida de quem enfrenta problemas com a bebida. 

Pará de Minas conta com 4 grupos de AA: Vida Nova, no bairro Nossa Senhora das Graças; Lar Feliz, no Santos Dumont; Imigrante, no bairro São Pedro; e Nova Família, no distrito de Torneiros. 

Foto: Ilustrativa: pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis