A Rede Cidadã é uma entidade responsável pelo cadastramento e encaminhamento dos adolescentes para as vagas de Jovem Aprendiz. É ela quem seleciona os talentos e prepara os jovens para disputarem as vagas oferecidas em diversos segmentos do mercado de trabalho.
Embora o período de inscrições ainda não esteja aberto, a Rede segue reorganizando seus cadastros, entrando em contato com aqueles já inscritos para atender a demanda do empresariado. A coordenadora do serviço em Pará de Minas, Fernanda Schreiber, está monitorando os cadastros e percebeu um novo desafio que tem impedido o aumento do número das contratações de menores aprendizes.
É que o maior número de adolescentes interessados nas vagas tem entre 14 a 16, enquanto que os empregadores dão mais oportunidades para aqueles com idade entre 17 e 23 anos. Diante dessa constatação, a Rede Cidadã tem realizado um trabalho de conscientização das empresas e dos próprios jovens para evitar esta incompatibilidade.
Outro desafio percebido pela coordenadora é sobre a dificuldade de adaptação dos jovens à rotina de trabalho e ao convívio nas empresas. O abuso das tecnologias e das redes sociais têm formado adolescentes menos sociáveis.
Fernanda Schreiber também orienta aos pais que incentivem os adolescentes a buscar mais qualificação. Existem vários cursos gratuitos, virtuais e presenciais, oferecidos pelos projetos sociais, que podem ajudar nesse sentido.
E para quem deseja disputar uma vaga de Jovem Aprendiz, é preciso ficar de olho nas publicações da Rede Cidadã no Instagram @redecidada_pm. A expectativa é que a entidade disponibilize links de inscrição a partir de agosto.
Fotos: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM