Muito mais que o queijo e o café, Minas Gerais também se mostra relevante no setor da apicultura. O Estado é um dos grandes produtores e exportadores de mel, com 5 mil toneladas vendidas para o exterior, entre janeiro e setembro de 2024.
E o crescimento da produção acompanha o aumento no consumo, cenário também observado aqui em Pará de Minas. Os vendedores do produto têm observado a crescente procura pelo mel e a principal justificativa dos consumidores é a busca pela qualidade de vida, já que o produto apresenta diversos benefícios.
Quem falou conosco sobre o cenário do consumo na cidade foi a vendedora Cláudia Mota de Sousa. Segundo ela, muitas pessoas têm substituído o açúcar pelo mel. Além disso, ele é utilizado em outras receitas e até mesmo na estética:
Cláudia chamou atenção para o fato de o mel ter uma composição química que é uma grande aliada à saúde humana, principalmente pela característica mais conhecida: o aumento da imunidade.
E para quem ainda não sabe, o processo de cristalização do mel é natural, não sendo necessário jogar o produto fora quando isso acontece. Ela dá a dica de como reverter a situação e voltar a consumir o mel normalmente.
Em expansão, a apicultura movimenta bastante a agricultura familiar, que responde por 80% do mel e 70% do própolis que são produzidos em todo o Estado. Em Pará de Minas, a secretaria de Agronegócio e Meio Ambiente implementou, no ano passado, o projeto para a criação dos Jardins de Mel no município. Também já existe por aqui o Programa de Incentivo à Apicultura, com atendimento imediato aos produtores que já iniciaram sua produção de mel.