Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Golpes virtuais: a todo instante, novas vítimas

Highslide JS

Com mais usuários, tanto com perfis pessoais como profissionais, as redes sociais se transformaram em um espaço propício para a prática de estelionato. Para tentar passar credibilidade e não dar brecha para suspeições, os criminosos estão se aperfeiçoando na abordagem da vítima, o que exige mais cuidados com ofertas feitas pela plataforma digital, mesmo se forem de pessoas próximas.

Um dos golpes mais registrados em Minas Gerais nas últimas semanas envolve justamente o perfil de “amigos”, ou seja, pessoa que a vítima tem confiança. Criminosos hackeiam a conta de determinado usuário no Instagram e começam a divulgar nos stories uma espécie de saldão de produtos, como móveis e eletrodomésticos, a preços muito baixos.

Quando a vítima entra em contato, demonstrando interesse, o golpista diz que um casal de amigos está vendendo os itens, pois vai mudar de cidade, por isso, os valores estão baratos. A partir daí, a vítima é direcionada para outro contato, supostamente do vendedor, e é quando ele finaliza a negociação, transferindo o dinheiro, mas sem receber nenhum produto.

Outro tipo também registrado em Minas é a falsa vaga de emprego, onde o criminoso aborda os usuários e promete ganhos financeiros altos, de até R$ 700,00 por dia, com o mínimo de esforço. Para ser contratado, o interessado precisa ter um celular e clicar no link que leva ao WhatsApp do golpista. Ao fazer isso, a vítima pode abrir oportunidade para a instalação de malware no aparelho, que coleta dados pessoais. 

Na última semana, o Procon de Pará de Minas lançou uma cartilha de orientação sobre crimes virtuais, onde constam diferentes tipos de golpes. Assim como autoridades policiais, o órgão alerta para oportunidades de ganhos altos, de maneira fácil e rápida, além de ofertas super vantajosas de produtos e serviços, que são os principais gatilhos para atrair as vítimas. A cartilha do Procon pode ser solicitada pelo WhatsApp 3799979 5386.

Foto Ilustrativa: Reprodução/pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis